Mitocôndria: A fornalha queimadora de gordura.

Muita gente não conhece, mas dentro da maioria de nossas células temos um pequeno órgão que se chama Mitocôndria. Entender o funcionamento dessa maquininha facilita o entendimento da importância da atividade física para prevenção do ganho de peso e promoção da perda de peso. Não se reduzindo somente a isso, também a inúmeros fatores relacionados a saúde e qualidade de vida.

A mitocôndria é o local onde predominantemente transformamos os macronutrientes em energia, ou seja, onde o açúcar, alguns aminoácidos e a gordura são metabolizadas e transformadas em energia para as funções do corpo.

Sabendo disso, é de se esperar que uma deficiência na sua função ou na sua quantidade pode predispor a pessoa a ter problemas com a queima da gordura, certo? Correto! E com os carboidratos? Também! E numa série de outras funções corporais que podem prejudicar a saúde de um modo geral.

É sabido que com idade a quantidade e funcionamento das mitocôndrias vão se deteriorando. Mas além disso, a resistência a insulina e a intoxicação por algumas substâncias também podem atrapalhar a ação dela. Isso traz tantos transtornos, principalmente pra quem está precisando de perder peso.

Sabe qual a boa notícia? É que o exercício físico é capaz de aumentar a quantidade e função das mitocôndrias, isso aumenta, entre outras coisas, o maquinário que oxida (queima) as gorduras e outros nutrientes que precisam ser oxidados nela. É por isso que o Dr. Atkins nos anos 60 já dizia que para o sucesso na perda de peso de algumas pessoas com grande resistência metabólica o exercício físico regular é a chave.

Então, o ideal é que se consulte sempre um profissional para avaliar e prescrever seus exercícios. Mas você pode já começar seus exercícios em casa, seguindo, por exemplo, essa aula de ginástica aeróbica intervalada aqui embaixo do meu canal no YouTube:


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Um grande abraço e até a próximo 🙂

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